Economia circular e impactos do so+ma Vantagens

Você já ouviu falar sobre o termo economia circular? E do projeto so+ma vantagens? 

Ambos estão muito próximos, e também estão acessíveis a você que neste exato momento, lê este artigo.

É fato inegável que  uma atitude, por mais simples que ela lhe pareça, tem o poder gigantesco de gerar uma reação em cadeia. O resultado dessa “sementinha”, da simples ação, acarreta um impacto extremamente positivo.

Assim podemos exemplificar, de forma básica, o que é a economia circular. Podemos classificá-la como uma atrativa ferramenta que procura das um novo significado à nossa  noção de crescimento. Seu foco é garantir benefícios, não só para mim ou para você, mas sobretudo, para a sociedade em geral. 

Neste sentido, a mudança de comportamento das pessoas, é fundamental. Para facilitar a disseminação de mudanças de hábitos positivas que trazem valor e benefícios a todos, o so+ma Vantagens surge como uma poderosa alternativa. 

Economia Circular: conceito 

De modo geral, o conceito de implementação da Economia Circular consiste na valorização e preservação do capital natural, diminuindo o desperdício. 

Segundo o Conselho Empresarial Brasileiro (Cebds), o conceito se aplica da seguinte forma: 

  • Concepção e Design – O design é uma ferramenta importante na economia circular. Com o design projetado para vários ciclos de vida, economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, é possível desenvolver produtos e serviços mais duradouros e utilizando menos recursos.
  • Produção – Processos mais limpos, promoção de eficiência energética e de materiais e identificação de novas utilizações para subprodutos.
  • Distribuição – Organizar o serviço de logística para partilha de redes de distribuição, escolhas mais sustentáveis nos modos de transporte, além de preocupação com a utilização de materiais recicláveis e redução de sobre-embalamento.
  • Utilização – Melhoria da eficiência energética, maximização da vida útil do produto e otimização da reparação e reutilização.
  • Reentrada no ciclo – Dinamização de redes de retorno, reuso, remanufatura ou reciclagem. Foco na reutilização criativa (upcycling), processo de reconversão de resíduos em novos materiais ou produtos de maior valor acrescentado, ou no processo de reconversão de resíduos em novos materiais ou produtos de menor qualidade/funcionalidade reduzida (downcycling).

Fonte: biblioteca.cebds.org

Economia Circular e so+ma Vantagens:  atitude de reciclagem e a mudança de comportamento 

Conforme bem descreve o portal eCycle:

“Na economia circular, os resíduos são insumos para a produção de novos produtos. No meio ambiente, restos de frutas consumidas por animais se decompõem e viram adubo para plantas. Esse conceito também é chamado de “cradle to cradle” (do berço ao berço), onde não existe a ideia de resíduo, e tudo é continuamente nutriente para um novo ciclo.”

Fonte: ecycle

Saindo do exemplo dos restos de frutas e partindo para a questão, por exemplo, de resíduos que podem ser reciclados, qual o retorno que a reciclagem promove para o indivíduo e para a sociedade? 

Com o programa so+ma Vantagens, os retornos são inúmeros. Na verdade, o programa se mostra como uma porta para a geração de oportunidades. 

Imagine que você começa a reciclar e com o seu exemplo, influencia outras pessoas. O impacto da sua atitude, atingiu estas pessoas, que também poderão impactar outras, e assim sucessivamente. 

Você começa na sua rua, e daqui a pouco, vê reflexos na rua de trás. Logo, o bairro, a cidade, o Estado. E por que não, o próprio país? 

Os efeitos disso são claros: ruas mais limpas, meio ambiente mais equilibrado. 

E com o so+ma Vantagens, além de você fazer o bem para sua comunidade, você é recompensado com a concretização de sonhos pessoais!

Por exemplo, você passa a ter acesso aquele curso que tanto quis fazer, bem como a produtos e serviços variados. Já parou para pensar na diferença que a simples atitude de reciclar o lixo, pode causar na vida das pessoas?

Programa so+ma Vantagens: tecnologia de mudar comportamento humano em relação a resíduo

Claudia Pires, Founder do programa so+ma Vantagens, relata que o programa é uma “tecnologia capaz de mudar o comportamento humano em relação a resíduo”.

De acordo com ela: 

“No caso o resíduo, como é um comportamento que precisa ser feito fisicamente, a gente precisa de estruturas para receber esse resíduo. E a gente chama essas estruturas de Casa Soma.

O cidadão chega, faz o seu cadastro e o programa é gratuito e baseado em seu poder de compra , no poder de atitude que cada pessoa tem.”

Basta que você aí do outro lado,  leve seus resíduos até uma unidade da Casa Soma. Feito isso, o material é pesado e gera pontos que, ao acumular,  no mesmo estilo de um programa de milhagem, podem ser trocados. 

A troca pode ser efetuada tanto por itens de alimentação básica, ou até mesmo por descontos em serviços.

Porém, não para por aqui. Um dos principais focos do programa,  é trazer às pessoas, a possibilidade de usufruir de cursos profissionalizantes, ou seja, promover a capacitação das pessoas.

 Cláudia Pires destaca a visão do projeto:

“A gente olha muito no fortalecimento das pessoas que participam  do projeto, pra que elas possam ter acesso a cursos que muitas vezes, elas não teriam.”

Os diferenciais do so+ma Vantagens são:

  • Único programa de vantagens para você e para quem se importa com a comunidade;
  • Totalmente gratuito, não há cobrança de qualquer tipo de taxas, tampouco de anuidade; 
  • Por ser totalmente baseado na mudança positiva de comportamento, ele estimula novos hábitos. Com isso, amplia a possibilidade de escolhas  e oportunidades do cidadão. 

Dentre as opções de cursos,  podemos mencionar os cursos de digitação e desenvolvimento profissional, por exemplo. Eles são gratuitos para quem acumula 3.000 pontos.  Há ainda 50% de desconto para quem acumula 1.000 pontos.

Atualmente, há cerca de mais de 3.000 participantes cadastrados no so+ma Vantagens.

Vale dizer que o programa também traz benefícios para os coletivos de catadores. As  casas so+ma só aceitam recicláveis limpos e classificados, um trabalho que faz parte do dia a dia das cooperativas. Dessa forma, os coletivos podem vender para agregadores de forma mais eficiente. 

O que você está esperando para mudar de atitude e entrar de vez na roda da Economia Circular? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *