SO+MA conquista Acumen-Unilever e leva programa de vantagens para as escolas

O Desafio de Inovação Social da Acumen-Unilever em Plásticos – Acumen-Unilever Social Innovation Challenge on Plastics, premiou a startup brasileira SO+MA, ao lado de mais 2 empresas: Plastics for Change (Índia) e da Regenize (África do Sul).

O programa que contou com quase 100 participantes tem como mote principal,

Promover o apoio e suporte para soluções únicas e de impacto, no que se refere a gestão de resíduos plásticos que trazem melhorias na condição de vida das populações de menor poder aquisitivo.

A premiação para cada empresa vencedora foi de US$ 25 mil. Graças a esta iniciativa que apoia modelos de negócios que gerenciam resíduos de plástico e criam meios de subsistência sustentáveis, a SO+MA  terá a capacidade de estender seu Programa de Vantagens.

A ideia agora é  adaptá-lo para beneficiar escolas, por exemplo.

Claudia Pires: a mentora por trás do Programa SO+MA Vantagens

O fato de possibilitar às pessoas, a possibilidade de trocar plástico por pontos digitais, está mudando o comportamento da reciclagem e criando oportunidades econômicas no Brasil, graças ao projeto idealizado por Claudia Pires.

Claudia Pires teve uma carreira de 20 anos no setor corporativo, incluindo quatro anos como Chefe de Sustentabilidade da PepsiCo no Brasil. Ao perceber que, de certa maneira havia atingido o limite de seu impacto na empresa, ela resolveu começar seu próprio negócio.

Um negócio que promovesse a interseção entre sustentabilidade e oportunidade econômica. Uma das perguntas que ela fez a si mesma, foi se era possível para as famílias,  melhorarem o futuro simplesmente mudando seu comportamento.

Foi quando em 2015, Claudia fundou a SO+MA,  uma empresa de viés social que busca incentivar a mudança de comportamentos em torno da reciclagem em comunidades de menor poder aquisitivo do Brasil.

Em postos denominados Casa So+ma, é possível levar materiais recicláveis e trocar ​​por pontos digitais. Por sua vez, os pontos valem recompensas que aumentam a renda do cidadão.

É possível, por exemplo, trocar os pontos tanto por alimentos e produtos de higiene, quanto por uma série de cursos, por exemplo.

Dentre as opções, há desde curso para corte de cabelo e  costura, até mesmo para programação e inglês, entre outros.

Coletivos de catadores também são beneficiados pelo programa

Outro ponto interessante do projeto é o fato do modelo contribuir também com os coletivos de catadores, haja vista que pelo fato das estações aceitarem somente materiais recicláveis ​​limpos e classificados, os coletivos têm a opção vender com mais eficiência, os materiais para  os agregadores.

Os números do  Programa SO+MA Vantagens são incríveis. Somente até julho de 2019, a SO+MA contabilizou 3.182 famílias participantes do programa.

Além disso, encaminhou para reciclagem 193 mil quilos de resíduos que se tornaram pontos.

Vale dizer que os locais de coleta, as Casas SO+MA, estão distribuídas por enquanto, em São Paulo, Curitiba e Salvador.

Os principais resíduos coletados incluem plástico, metal, embalagem cartonada e alumínio, entre outros.

A soma dos benefícios também é um marco a se celebrar. Até o momento, as famílias atendidas já geraram cerca de R$ 65 mil, segundo matéria publicada pelo portal Notícias de Impacto¹.

¹Fonte: https://noticiasdeimpacto.com.br/soma-conquista-acumen-unilever-e-leva-programa-de-vantagens-para-as-escolas/

Conforme muito bem explanou Claudia Pires:

“Esse valor representa o que já foi economizado por essas famílias ao participarem do programa, ou seja, o quanto economizaram por não terem pago por benefícios como cursos de negócios, de inglês, corte e costura, cabeleireiro, ou pelo recebimento de descontos em serviços como clínicas laboratoriais, empresas de gás de cozinha e na compra de produtos de alimentação básica em supermercados”.

Próximo desafio é levar o Programa SO+MA Vantagens para as escolas

Ainda segundo relatos de Claudia para o site Notícias de Impacto:

“Ao nos inscrevermos no desafio global da Acumen-Unilever, apresentamos um projeto com o objetivo de adaptar o trabalho que já fazemos em escolas. O processo começou em março e ao longo de oito semanas, que incluíram inclusive workshops, fomos trabalhando a temática e recebendo orientações online sobre impacto, sobre como montar modelos de negócios e outros temas. Simultaneamente, fomos enviando informações sobre o nosso projeto. O trabalho foi se desenvolvendo a partir da nossa resposta aos desafios colocados por eles”.

Na América Latina, coube a SO+MA a vitória do Desafio, algo extremamente significativo.

Vale dizer, no entanto, que esta não é a primeira premiação. A SO+MA foi vencedora também da primeira edição do programa de aceleração BrazilLab. Se trata de um hub de inovação que acelera ideias e conecta empreendedores com o poder público, por exemplo.

Com foco no social, a frase a seguir sintetiza bem a ideia do projeto:

“A desigualdade no Brasil é gigante e muita gente boa necessita de uma oportunidade para conseguir uma habilidade melhor, para empreender e para ter uma melhoria de vida.” (Claudia Pires, fundadora da SO+MA).

Quando as pessoas aprendem, elas mudam

Como é nítido na visão da empresa, a mudança de comportamento das pessoas está relacionada à educação, ou seja, ao processo de aprendizagem.

Tal mudança de comportamento, cuja ferramenta é a reciclagem, mostra que é possível ter diversas oportunidades.

Segundo Claudia Pires:

 “Eu brinco que a distância entre o sonho e a realização se chama atitude. A atitude das pessoas perante várias questões na vida é que pode transformar o sonho em realidade, em conquistas. No nosso caso, procuramos influenciar atitudes ligadas à reciclagem, ao meio ambiente, para que essas atitudes ajudem a transformar sonhos em conquistas. Hoje estamos estudando outros comportamentos”.

Dedicada totalmente ao projeto de sua empresa, Claudia enfatiza a questão da oportunidade:

“Eu sou uma prova de que a minha atitude abraçada com oportunidade me deu condições de conhecer muitas coisas na vida. Por isso sabia que, por meio da atitude, a gente consegue ter melhorias na nossa trajetória. E a startup SO+MA nasceu disso”.

Em relação ao SO+MA Vantagens, não podemos deixar de citar o fato de que além de todo processo ser realizado via online, todos os impactos ambientes e sociais positivos desta solução são rastreados.

Mensalmente se produz relatórios sobre a evolução das recompensa, o engajamento da comunidade e pessoas, em como relatórios ambientais e gravimétricos, por exemplo.

Conheça melhor o projeto acessando o link:

https://www.somavantagens.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *