Repensando a reciclagem

O Brasil se tornou referência em reciclagem no mundo, graças a modelos inovadores que potencializam as taxas de reciclagem.

Na cidade de Curitiba, a empresa  SIG se juntou à so+ma, com o intuito introduzir um programa capaz de reinventar a forma pela qual as pessoas pensam em relação ao lixo. A ideia central é mudar o comportamento para que a reciclagem se torne uma rotina na vida da população.

Graças ao programa de vantagens da so+ma, quem é capaz de reciclar suas embalagens usadas recebe recompensas. Recompensas que vão além do indivíduo, afinal, contribuem tanto para as pessoas e suas realidades, quanto para o planeta.

Assista ao vídeo para ver como a so+ma Vantagens está transformando atitudes em relação à reciclagem: 

Parceria so + ma e SIG: transformando lixo em itens essenciais do dia a dia

Com a parceria firmada entre a so+ma e a SIG, temos o claro incentivo à reciclagem, transformando resíduos em recompensas para as comunidades. 

Afinal, basta que a pessoa junte embalagens usadas, leve-as ao ponto de entrega, chamado de casa so+ma, para então, ganhar seus pontos que podem ser trocados pelas recompensas que preferir.

Desta forma, os pontos são creditados no cartão de recompensa so+ma Vantagens, o que para muitas pessoas, se trata de uma espécie de  primeiro ‘cartão de crédito’ ao qual elas têm acesso.

Com o crédito obtido, os usuários do programa têm poder de compra, afinal, trocam os pontos por serviços úteis e até mesmo itens alimentícios.

Um exemplo é o padeiro Ceiça: 

“Eu resgato meus pontos so + ma principalmente por farinha de trigo, óleo vegetal e açúcar. É uma economia para os meus negócios e isso me ajuda muito.”

As pessoas também podem trocar seus pontos acumulados por cursos profissionalizantes. Com isso, podem aprender novas habilidades, incluindo desde informática até, por exemplo, cuidados com crianças.

Desta forma, as pessoas ganham também autonomia e uma grande ajuda que pode contribuir na conquista de um emprego, gerando uma renda.

“Acreditamos que coisas recicláveis ​​são lixo, mas na verdade não são”, diz Cristiane. “So + ma me deu um curso de graça e estou muito feliz.”

Outro ponto interessante da iniciativa é que qualquer pessoa que não precise dos cursos, itens alimentares, etc.; pode transferir suas recompensas para outras pessoas que precisem.

Um exemplo é o de Elenir Maria:

“Eu resgato meus pontos por alimentos como arroz, feijão e óleo vegetal e dou à igreja da comunidade.”

Para termos ideia, há mais de 380 famílias inscritas no programa de recompensa até o momento. No primeiro ano, foram aproximadamente 900 trocas de resíduos por recompensas. Com incentivos como esse, por que não reciclar?

Um lugar melhor para se viver

Com o projeto, a grande verdade é que as comunidades não se beneficiam apenas das recompensas.

Ao mudar hábitos e posturas, com a reciclagem, as pessoas estão ajudando a tornar a cidade um lugar melhor para se viver. 

O projeto piloto começou em Curitiba há pouco mais de um ano e, como efeito, é possível percebermos que o lixo está desaparecendo das ruas.

“Antes disso, todas as ruas estavam entupidas e cheias de lixo”, diz Maria. “Mas agora não são mais.” 

Na somatória, já foram coletadas cerca de 81 toneladas de caixas de bebidas, dentre outras embalagens de resíduos, para a reciclagem.

Com isso, se reduz os impactos ambientais ao desviar os resíduos dos aterros.

“Isso nos ajuda a tirar o lixo das ruas e mantê-lo fora do meio ambiente”, diz Andrei. “É bom para todos.”

Uma vez reciclados, os materiais podem ser usados ​​para produzir novos produtos, reduzindo o impacto da extração e processamento de materiais virgens.

Os resíduos coletados até agora ajudaram a evitar uma estimativa de 570 toneladas de emissões de CO2. Isso equivale a tirar 120 carros das ruas por um ano.

Ampliar os benefícios é possível 

Já parou para pensar no fato de que, todos esses benefícios apontados ao longo do texto, são parte de um projeto piloto de uma cidade?

Os argumentos e resultados práticos, demonstram que este modelo de programa de vantagens, de fato, funciona perfeitamente.

No momento atual, a SIG e a so+ma busca maneiras de expandir a parceria. Teve início dois novos pontos de coleta em Curitiba para permitir que mais comunidades se beneficiem.

Com a parceria so + ma e SIG, percebemos que há uma mudança das atitudes dos consumidores em relação ao valor da reciclagem de resíduos.

“Antigamente, jogávamos tudo no lixo”, diz Fernando. “Nós não fazemos mais.”

A falta de infraestrutura local para coletar e reciclar fisicamente os resíduos é outro obstáculo. Descubra como a SIG está trazendo uma solução inovadora para os municípios brasileiros em nosso próximo blog sobre Reciclagem em Ação.

Vantagens de ser so+ma

É sempre bom ressaltarmos as vantagens e benefícios do programa, como por exemplo:

  • Ser o único programa de vantagens para você e para quem se importa com a comunidade;
  • Totalmente gratuito, sem taxas nem anuidade;
  • Baseado em comportamento, estimula novos hábitos;
  • Amplia as escolhas e oportunidades do cidadão, entre outros benefícios.

Quer saber mais sobre o programa? 

Entre em contato pelas redes sociais, site, ou diretamente pelo WhatsApp:

(11) 97131-0550

Texto adaptado e com livre tradução da seguinte fonte:https://www.sig.biz/signals/en/articles/recycling-in-action-rewarding-recycling

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *